Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids call [11] 98212-6950 email mopaids@gmail.com

UFMG procura voluntários para teste de vacina contra o HIV

Fruto de uma cooperação internacional, o estudo Mosaico é o único em fase 3 no mundo por uma vacina para prevenir o HIV.

Olhar Digital
02/02/2021

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está procurando homens cisgêneros que têm relações sexuais com outros homens e pessoas transexuais para testes de fase 3 da eficácia de uma vacina contra o HIV. Os testes são fruto de uma cooperação internacional que envolve instituições de oito países.

Nomeada como Mosaico, a pesquisa é desenvolvida no âmbito da Rede HVTN, que tem o objetivo de testar as vacinas candidatas à imunizante contra o vírus da aids e financiada pela farmacêutica Johnson & Johnson. O principal diferencial desta candidata, é a capacidade de proteger contra vários subtipos do HIV.

“O HIV-1, que é o tipo mais comum, tem nove subtipos e várias formas recombinantes, em que esses subtipos se misturam”, explica Jorge Andrade Pinto, pesquisador responsável pelo estudo na UFMG. “Essa é uma das grandes dificuldades para seu controle e a razão de ser tão difícil desenvolver uma vacina, mesmo passados mais de 30 anos dos primeiros casos”, completa.

Os interessados em participar dos testes devem ter entre 18 e 60 e não fazerem nenhum tipo de profilaxia anterior ou após possíveis exposições ao vírus. Todos os participantes terão seus custos pelas visitas ao estudo reembolsados.

Candidata usa mesma tecnologia da Sputnik V

Assim como a Sputnik V, vacina russa contra a covid-19, a Mosaico usa a tecnologia de vetor viral, em que o adenovírus 26 (Ad26), que não é vetor de nenhuma doença grave para os vetores de doenças, recebe partes do HIV. O objetivo disso é treinar o sistema imunológico do paciente para reconhecer e combater com eficiência o vírus.

Estudos preliminares, já mostraram que a Mosaico é segura e capaz de induzir a chamada imunidade cruzada, que previne diferentes subtipos do HIV. Apesar de ser uma epidemia há 40 anos, o HIV ainda não possui uma vacina.

Hoje, os principais métodos de prevenção são a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que utilizam medicamentos antirretrovirais que diminuem as chances de infeções após a exposição ao vírus, além dos métodos de barreira, como a camisinha.


Notícias relacionadas ao estudo Mosaico:

Mosaico: pesquisa busca por voluntários brasileiros para testes de vacina contra HIV
PESQUISA CONTINUA BUSCA POR VOLUNTÁRIOS BRASILEIROS PARA TESTES DE VACINA CONTRA HIV
Único estudo em fase 3 no mundo de uma vacina para prevenir o HIV está recrutando voluntários para testes no Brasil, e ainda restam muitas vagas.
Mosaico: pesquisa busca por voluntários brasileiros para testes de vacina contra HIV
CRT SÃO PAULO INICIA TESTES DE VACINA INÉDITA CONTRA O HIV
As inscrições estão abertas para 136 voluntários e ocorrerão na Casa da Pesquisa do CRT
Mosaico: pesquisa busca por voluntários brasileiros para testes de vacina contra HIV
USP BUSCA VOLUNTÁRIOS PARA TESTAR VACINA CONTRA HIV+-9
Os voluntários devem ser homens gays ou bissexuais cisgêneros e homens ou mulheres transexuais entre 18 e 60 anos.
Mosaico: pesquisa busca por voluntários brasileiros para testes de vacina contra HIV
VACINA CONTRA HIV RECRUTA GAYS, BISSEXUAIS E MULHERES TRANS NO BRASIL
Estudo Mosaico vai recrutar no Brasil, participantes em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus e Curitiba para testar uma vacina contra o HIV.
Vacinas podem revolucionar a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST)
VACINAS PODEM REVOLUCIONAR A PREVENÇÃO DE IST
Recentemente, algumas pesquisas inovadoras têm aberto bons caminhos para o desenvolvimento de estratégias de prevenção adicionais à já bem conhecida camisinha.
Mosaico: vacina projetada para fornecer proteção contra as diferentes variedades de HIV
PESQUISA SOBRE VACINA PARA O HIV PRETENDE FAZER TESTES EM HUMANOS AINDA ESTE ANO
A pesquisa, chamada Mosaico, avaliará um esquema de quatro doses de uma vacina projetada para fornecer proteção contra as diferentes variedades de HIV em todo o mundo.
Mosaico: vacina projetada para fornecer proteção contra as diferentes variedades de HIV
AS VERDADES E OS MITOS SOBRE A VACINA CONTRA A AIDS
Uma nova tentativa de criar uma vacina que imunizaria pessoas saudáveis contra a infecção do HIV fez seus primeiros testes com humanos. Os resultados promissores, foram publicados no periódico The Lancet.