Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids call [11] 98212-6950 email mopaids@gmail.com

Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas lança campanha em defesa do SUS

Sistema público de saúde está sob ameaça, não só pela crisa da Covid-19, mas principalmente pela PEC 186 que pretende acabar com o piso mínimo de investimentos com a saúde.

Agência Aids
04/03/2021

No momento em que o Brasil atravessa um momento crítico da pandemia da Covid-19 e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186/2019 – que propõe a extinção das vinculações constitucionais para aplicação mínima de recursos para a área de educação e saúde – ameaçam o sistema público de saúde, o Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP) lançou uma campanha em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

São mais de 80 cards postados na página do MNCP no Facebook, com fotos das integrantes do Movimento e frases em defesa do SUS.

Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas - MNCP - em defesa do SUS #8MCidadasPosithivas #PelaVidasdasMulheres

Fabiana Oliveira, representante regional sudeste e estadual SP do MNCP e idealizadora da campanha, explicou a iniciativa.

“No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, levantamos a bandeira em defesa do SUS que precisa de ajuda, assim como as milhares de pessoas que aguardam por um tratamento nas imensas filas de espera. Com repasse de verba escasso, a população sofre e morre com hospitais super lotados, falta de leitos nas UTIs e enfermarias, alimentação, equipamentos, profissionais, remédios e insumos básicos. As unidades que ainda se encontram abertas estão, claramente, sucateadas em situação de calamidade. Esse cenário de desmonte do SUS, em todas as regiões brasileiras, foi evidenciado com a pandemia da COVID 19. Cotidianamente, cidadãs positHIVas relatam situações de extremo descaso e violação dos direitos. Enfrentamos, ao longo de nossa trajetória, várias batalhas contra o preconceito, estigma, machismo, por direitos sexuais e reprodutivos, etc. Mas não desistimos! Resistimos às situações adversas que nos são impostas. Defender o SUS é defender a VIDA!”

Sempre lutando pela manutenção e ampliação das políticas públicas voltadas para a saúde, o Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP) é uma organização brasileira formada por mulheres cis e trans vivendo com HIV e AIDS. O movimento foi criado para promover o fortalecimento de mulheres vivendo e convivendo com o HIV e a AIDS, independente de credo, orientação sexual, raça ou cor, ou orientação político-partidária e identidade de gênero em nível municipal, estadual, regional, nacional e internacional.

Acesse a campanha no link abaixo:
facebook.com/cidadasposithivas


Redação Agência de Notícias da Aids


Notícia relacionada:

Fim do piso para saúde é inconstitucional e inviabiliza o SUS, dizem entidades
FIM DO PISO PARA SAÚDE É INCONSTITUCIONAL E INVIABILIZA O SUS, DIZEM ENTIDADES
Entidades organizadas na ação Frente pela Vida, defendem que o fim do piso deverá agravar o quadro de financiamento insuficiente da saúde pública.