Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids call [11] 98212-6950 email mopaids@gmail.com

Rádio CBN fala da importância do teste rápido de HIV/aids para salvar vidas

No Brasil, cerca de 750 mil pessoas têm o vírus da aids, mas 150 mil ainda não sabem disso.

CBN
31/01/2015

No Brasil, cerca de 750 mil pessoas têm o vírus da aids, mas 150 mil ainda não sabem disso. A estimativa é do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e serve de alerta para que todos se previnam da doença no país.

Um levantamento feito entre e março e dezembro de 2014 mostra que entre as pessoas que realizaram o teste rápido contra o HIV pelo Projeto Viva Melhor Sabendo, do Ministério da Saúde, 14 mil nunca tinham feito exame de HIV na vida. Desse total, 27% receberam o diagnóstico de soropositivo revelado pelo teste rápido.

Esse também é o caso de um rapaz de 26 anos, morador de Brasília, que não quis ser identificado. Ele conta que fez o exame apenas por curiosidade durante uma ação do projeto em um bar da capital. "Foi a primeira vez e a única vez que fiz e foi por uma coisa banal, foi curiosidade. Digamos que salvou a minha vida.

Eu fui contatado que eu era soropositivo, eu não sabia e não fazia a mínima ideia. Eles me enviaram para o hospital mais próximo. Desde então, eu estou tomando o medicamento de imediato e definitivamente, salvou a minha vida. Se não fosse esse exame aqui, provavelmente não teria feito em nenhum outro lugar.

Em princípio, não tenha medo, nem vergonha, isso é uma coisa que você precisa fazer e eu aconselho fazer, porque é necessário, muito necessário. Sou a prova viva disso. Eu acho que tem que ser apoiado porque muitas pessoas que estão aqui não têm a coragem de ir num ambiente mais reservado para fazer às vezes a pessoa está passando por aqui, vê todo mundo fazendo e cria coragem pra fazer", contou o rapaz.