Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids email mopaids@gmail.com

Atualização sobre Medicamentos

Em reunião extraordinária do Mopaids, o ativista Jorge Beloqui apresentou um panorama sobre a falta de atualização dos medicamentos para HIV no Brasil.

Foto: Piyapong Sayduang - Pexels
Foto: Piyapong Sayduang - Pexels

MOPAIDS
08/06/2022

Em reunião extraordinária promovida pelo Mopaids, o ativista Jorge Beloqui - integrante do Grupo de Incentivo à Vida (GIV), do Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI) da ABIA e editor do Boletim Vacinas - apresentou um panorama atual sobre a falta de atualização dos medicamentos para tratamento e prevenção do HIV no Brasil.

O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para o tratamento do HIV em adultos não é atualizado desde dezembro de 2018. A Lei 9.313/1996, que estabelece ao Estado brasileiro a responsabilidade pela compra e distribuição gratuita dos medicamentos antirretrovirais (ARV) para o tratamento do HIV, também obriga a revisão da lista de medicamentos anualmente, ou sempre que houver necessidade, visando a um melhor tratamento das pessoas que vivem com HIV e AIDS no Brasil.

Desde 2018, o único medicamento registrado na Anvisa para o tratamento do HIV foi recusado pela Conitec pela primeira vez desde que a lei foi sancionada pelo presidente da República.

Confira abaixo a apresentação Antirretrovirais na Atualidade, elaborada por Jorge Beloqui e Juan Carlos Raxach (ABIA):

Antirretrovirais na Atualidade