Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids email mopaids@gmail.com

MOPAIDS participa de reunião com a SMADS

Encontro objetiva fortalecer a articulação entre o movimento social, o SUS e o SUAS no enfrentamento do HIV e tuberculose e estabelecer parcerias efetivas.

Participantes da reunião entre SMADS e MOPAIDS. | Foto: MOPAIDS
Participantes da reunião entre SMADS e MOPAIDS. | Foto: MOPAIDS

Talita Martins
15/07/2022

Com o objetivo de fortalecer a articulação entre o movimento social, o SUS (Sistema Único de Saúde) e o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) no enfrentamento do HIV e tuberculose na cidade de São Paulo e estabelecer parcerias efetivas, representantes do Movimento Paulistano de Luta Contra Aids (MOPAIDS) participaram, nessa quarta-feira (13), de uma reunião com a equipe da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (SMADS).

Segundo os ativistas, é fundamental que as políticas de aids e tuberculose sejam trabalhadas de forma intersetorial, reconhecendo os determinantes sociais das doenças e a necessidade de garantir proteção social para as pessoas atingidas pelos agravos e suas famílias.

A tuberculose, por exemplo, é um dos agravos mais fortemente influenciados pela determinação social, apresentando uma relação direta com a pobreza e a exclusão social. Por isso, é importante a interlocução com as demais políticas públicas, sobretudo a assistência social, em um esforço para construir estratégias intersetoriais como forma de viabilizar proteção social às pessoas com tuberculose.

"Estudos da correlação entre as infecções mostram que pessoas com HIV têm 28 vezes mais chances de contrair tuberculose. É urgente mobilizar cada vez mais os gestores e trabalhadores da Saúde e Assistência Social para construírem estratégias de articulação entre a rede de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Jamais vamos acabar com a aids e a tuberculose como problema de saúde pública se nao enfrentarmos junto a fome, a falta de moradia...", disse Eduardo Barbosa, coordenador do MOPAIDS.

A reunião chegou ao fim com a proposta de criar um grupo de trabalho para o desenvolvimento de um plano comum entre as secretarias e o movimento social.