Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids email mopaids@gmail.com

Mais uma vitória do Movimento Social de Luta Contra Aids

Frente Parlamentar de Controle de ISTs, HIV, Aids e Tuberculose é instalada na Câmara de São Paulo

Primeira reunião da Frente Parlamentar de Controle de ISTs, HIV/Aids e Tuberculose de São Paulo.

Talita Martins
01/04/2022

Em reunião na tarde desta sexta-feira (1), foi instalada na Câmara Municipal de São Paulo a Frente Parlamentar de Controle de ISTs, HIV, AIDS e Tuberculose, que tem como objetivo contribuir com formulação de políticas públicas em prevenção e tratamento.

Para o proponente e presidente da Frente Parlamentar, vereador Celso Giannazi (PSOL), os encontros terão como objetivo ouvir a comunidade e cobrar políticas públicas. “Vamos cobrar ações concretas para que tenhamos a prevenção destas doenças”, ressaltou o parlamentar, que ainda destacou que as discussões e ações realizadas pelo grupo poderão servir de modelos para outros municípios.

Já a co-vereadora e ativista Carolina Iara, da Bancada Feminista do PSOL, relembrou a quantidade de mortes que ainda há por ISTs, HIV, Aids e Tuberculose, apesar de já terem tratamento eficaz. “A gente sabe que os problemas que envolvem essas doenças são de cunho social, e por isso precisam ser vistos pelo Parlamento e pelo governo para o bem-estar da saúde pública da cidade de São Paulo.”

O coordenador do Mopaids (Movimento Paulistano de Luta Contra Aids), Eduardo Barbosa, participou da reunião e relembrou que essa Frente nasceu também por pressão do Movimento Social. “Com a implantação da Frente Parlamentar no legislativo municipal de São Paulo, podemos ter um espaço importante para revisitar a política e suas ações, verificando os avanços e os ampliando, como também seus entraves e gargalos, buscando sempre que possam ter priorização com investimentos e compromisso técnico e político.”

Diversos representantes de entidades voltadas às causas tratadas pela Frente Parlamentar estiveram presentes e participaram dos debates sobre os desafios e caminhos atuação para a prevenção e tratamento das enfermidades abordadas.

Ainda durante a reunião, foi votado e aprovado o estatuto da Frente Parlamentar e alguns encaminhamentos para a Secretaria Municipal de Saúde.

Confira algumas fotos da reunião realizada em 01 de abril

 

 

 

 

 

 

 

Assista a Reunião com a Frente Parlamentar