Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids email mopaids@gmail.com

São Paulo inicia imunização com vacina bivalente contra Covid-19

Doses já estão disponíveis para pessoas vivendo com HIV/Aids maiores de 12 anos; confira outros públicos e o esquema vacinal para demais faixas etárias.

São Paulo inicia imunização com vacina bivalente contra Covid-19  | Imagem: mamewmy e Freepik
São Paulo inicia imunização com vacina bivalente contra Covid-19 | Imagem: mamewmy e Freepik

MOPAIDS com informações da SMS
27/02/2023

A partir desta segunda-feira (27), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da cidade de São Paulo inicia a vacinação contra a Covid-19 com o imunizante bivalente da Pfizer. A nova vacina - mais eficaz e atualizada contra o coronavírus - é capaz de proteger contra multiplas versões do vírus, incluindo as subvariantes da cepa Ômicron, considerada a mais contagiosa e predominante em infecções recentes em todo o mundo.

Para essa nova fase da campanha de imunização - a cidade de São Paulo já dispõe de aproximadamente 540 mil doses da vacina bivalente - os grupos elegíveis são os idosos acima de 70 anos, indivíduos que vivem em Instituições de Longa Permanência e seus funcionários, além de pessoas com imunossupressão e indígenas com mais de 12 anos. Vale lembrar que, para receber a dose do imunizante bivalente, todos deverão estar com o esquema vacinal para Covid-19 completo, ou seja, com ao menos duas doses da vacina monovalente e respeitando o intervalo de 4 meses da dose mais recente.

Dessa maneira, pessoas vivendo com HIV/Aids e portadoras de outras doenças imunossupressoras já podem se vacinar contra a Covid-19 com o imunizante bivalente da Pfizer. A medida é uma importante forma de proteção, já que esses grupos têm maior risco de complicações caso sejam infectados pelo coronavírus.

Após a finalização da vacinação deste primeiro grupo prioritário, a próxima etapa será a imunização dos idosos que têm entre 60 e 69 anos de idade. O terceiro grupo a ser vacinado será composto por gestantes e puérperas, ou seja, mulheres que acabaram de dar à luz. Os profissionais da saúde serão os próximos a receber a vacina bivalente, seguindo a ordem de prioridade estabelecida pelo Ministério da Saúde. A expectativa é que o público em geral comece a ser contemplado com as doses bivalentes no mês de março.

É importante ressaltar que a vacinação é a principal forma de combate à pandemia de Covid-19 e que, mesmo após a vacinação, as medidas de prevenção devem continuar sendo seguidas, como o uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização das mãos.

Na cidade de São Paulo, a vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e UBSs integradas e nos Megapostos. Acompanhe acessando o Vacina Sampa.

VACINAÇÃO EM SÃO PAULO

Início: dia 27 de fevereiro de 2023 (segunda-feira)

Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Vacinação de crianças, adolescentes e adultos - Funcionamento das 7h às 19h - de segunda a sexta-feira.

AMAs/UBSs Integradas: Vacinação de crianças, adolescentes e adultos - Funcionamento das 7h às 19h - de segunda a sábado e feriados.

Megapostos: Vacinação de adolescentes e adultos - Funcionamento das 8h às 17h - de segunda a sexta-feira.