Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids email mopaids@gmail.com

Coordenadoria Municipal de IST/Aids inaugura CTA José Araújo Lima Filho

A unidade que fica na região do Campo Limpo, prestará uma série de serviços de atendimento e testagem, com recursos diversos, inclusive laboratório próprio.

Prefeito Ricardo Nunes e Coordenadoria Municipal de IST/Aids inauguram o CTA José Araújo Lima Filho. | Foto: Agência Aids
Prefeito Ricardo Nunes e Coordenadoria Municipal de IST/Aids inauguram o CTA José Araújo Lima Filho. | Foto: Agência Aids

Agência Aids
19/09/2022

Com a presença do Prefeito Ricardo Nunes e de ativistas da luta contra aids na cidade de São Paulo, a Coordenadoria Municipal de IST/Aids de São Paulo entregou nesta segunda-feira (19) à população da zona sul o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/Aids) José Araújo Lima Filho, no Campo Limpo. A unidade, que leva o nome de um importante ativista para a causa do HIV/aids, prestará uma série de serviços de atendimento e testagem, com recursos diversos, inclusive laboratório próprio.

“Vamos fazer um bom trabalho e ampliar o número de CTAs. Esse é o décimo equipamento que a gente está inaugurando na cidade de São Paulo: foram 9 CTAs fixos e 1 móvel, com equipamentos bem-preparados para que as pessoas possam fazer a testagem, o aconselhamento e os encaminhamentos necessários. Vamos contratar infectologistas para trabalhar nos serviços a partir do próximo ano. O nosso grande avanço é ter uma equipe da saúde muito comprometida e profissionais especializados para cuidar desse assunto. A cidade de São Paulo tem apresentado resultados muito significativos para o atendimento das 47 mil pessoas vivendo com HIV que estão em acompanhamento no município. Se você for em qualquer uma das nossas UBS’s e nossos hospitais vai perceber que existe toda uma orientação, temos preservativos masculinos e femininos, e campanhas que fazemos às vezes na Paulista, às vezes no Minhocão, às vezes nos parques e áreas onde tem bastante movimento de pessoas”, afirmou o prefeito em entrevista exclusiva à Agência Aids. Questionado sobre a nota que dá para a política de aids na cidade, o prefeito foi direto: “10.”

CTA José Araújo Lima Filho
Rubens Duda, Américo Nunes, Cláudio Pereira, Jorge Beloqui, Patrícia Perez e Walter Neto na inauguração do CTA José Araújo Lima Filho. | Foto: Mopaids
Ter mais um serviço reorganizado e readequado para a prevenção na cidade de São Paulo amplia as possibilidades para que o acesso seja facilitado, entretanto apesar de todo esforço da coordenação Municipal de IST aids para que o serviço tenha boa estrutura, ainda nos preocupa a questão dos profissionais que ali serão alocados, é urgente, que concurso e contratações sejam realizados para repor funcionários afastados ou aposentados.

Eduardo Barbosa
Coordenador do Mopaids

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, a unidade do Campo Limpo está em um local estratégico com foco na diminuição de novos casos de HIV entre a população mais vulnerável. O Centro de Testagem e Aconselhamento é uma unidade especializada em IST/Aids onde são feitos o primeiro atendimento, o aconselhamento e os testes para infecções sexualmente transmissíveis.

“O novo CTA fará coleta de exames, testagem rápida para HIV, hepatites B e C, além de teste diagnóstico e teste rápido para sífilis, com aplicação de medicamento em caso de resultado positivo. A unidade oferecerá ainda exames e tratamento para clamídia e gonorreia, profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP), profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP) e a primeira terapia antirretroviral (Tarv), em caso de testagem positiva. Serão disponibilizados também insumos como preservativos, gel lubrificante e autotestes para o HIV”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, na cerimonia de inauguração do CTA José Araújo Lima Filho.

CTA José Araújo Lima Filho
Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs/Aids) José Araújo Lima Filho, no Campo Limpo. | Foto: Mopaids

Ao todo, a unidade. sob o comando da médica Kátia Maria, contará com 22 funcionários e cinco consultórios equipados para realizar as consultas, além de duas salas de coleta e testagem rápida. O equipamento atenderá ao público de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e está localizado na rua Louis Boulanger, 120, Jardim Bom Refúgio, no Campo Limpo.

Para ter acesso aos serviços, o cidadão deve procurar a Rede Municipal Especializada (RME), que abrange dez CTAs, além de 17 unidades do Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Os SAEs são direcionados às pessoas que testam positivo nos CTAs e funcionam como um consultório onde são realizados exames, ofertada e administrada medicação e feito o acompanhamento periódico. Alguns serviços de testagem também podem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.

CTA José Araújo Lima Filho
Integrantes do movimento de luta contra a aids na inauguração do CTA José Araújo Lima Filho. | Foto: Agência Aids

”O Centro de Testagem e Aconselhamento José Araújo Lima Filho tem como objetivo ampliar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento de infecções sexualmente transmissíveis e Aids, principalmente às pessoas mais vulneráveis, oferecendo testagem rápida ao HIV, sífilis e hepatite C e o diagnóstico precoce para o encaminhamento aos SAEs ou Unidades Básicas de Saúde”, afirmou o secretário municipal da Saúde.

Homenageado

José Araújo Lima Filho
José Araújo Lima Filho durante visita ao campus da Universidade de Shizuoka no Japão. | Foto: Satomi Shimogo

O ativista José Araújo Lima Filho, falecido em 2019, atuou por 30 anos na construção de políticas públicas e organização de mobilizações sociais direcionadas às pessoas que vivem com HIV e em prol das populações socialmente vulneráveis. Começou sua jornada já nos primeiros anos da epidemia, época em que trabalhou no antigo Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids da cidade. Lima Filho foi um incansável defensor da valorização do Sistema Único de Saúde (SUS).

Esteve diversas vezes no Japão, onde firmou parceria com diferentes organizações e compartilhava com elas as experiências de São Paulo, proporcionando troca de conhecimento nas áreas de prevenção e autocuidado entre os brasileiros residentes naquele país. Era vinculado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e ao Movimento Paulistano de Luta contra a Aids (Mopaids). É considerado um grande aliado na luta contra a aids no Brasil.

Araújo foi uma pessoa ímpar nos extremos da região sul da cidade de São Paulo, um ativista como poucos na luta contra a Aids. Conhecido por sua irreverência e consciência da luta por direitos humanos e fortalecimento do SUS. Se sentia muito à vontade com a juventude e adorava estar com as crianças da comunidade.

Ele tratava e cuidava de todos como se fossem filho ou filha, quero agradecer a homenagem feita ao renomear este serviço com o nome CTA José Araújo de Lima Filho; para que qualquer pessoa que ao chegar neste serviço e ler a placa e perguntar - quem é Araújo? Saberá que foi um grande ativista no Brasil e com referência internacional. Seu legado está registrado neste serviço e no Prêmio José Araújo de Ativismo e Direitos Humanos em sua terceira edição.

Américo Nunes
Ativista e fundador do Instituto Vida Nova

“A inauguração de um novo CTA significa que mais uma região da cidade está recebendo os serviços de saúde necessários para a prevenção, o diagnóstico e o acompanhamento de ISTs/aids”, disse a coordenadora de IST/Aids, Maria Cristina Abbate. “No caso do CTA José Araújo Lima Filho, essa importância é ainda mais representativa, pois ele foi um grande ativista pelos direitos das pessoas que vivem com HIV. Nunca deixou de olhar também para a região do Campo Limpo, que hoje recebe um CTA em homenagem à trajetória dele”, concluiu.

CTA José Araújo Lima Filho
Integrantes do movimento de luta contra a aids na inauguração do CTA José Araújo Lima Filho. | Foto: Mopaids

Também estiveram presentes representantes de organizações não governamentais (ONGs) e da sociedade civil, assim como do Mopaids, lideranças locais, e coordenadorias da área.

Confira a seguir a entrevista exclusiva com o Prefeito Ricardo Nunes: