Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids email mopaids@gmail.com

SP inaugura a Estação Prevenção Jorge Beloqui

Estação Prevenção Jorge Beloqui: Prefeitura de SP vai ofertar PEP, PrEP, testagem de HIV e insumos de prevenção na estação República do Metrô.

Estação Prevenção Jorge Beloqui | Foto: Coordenadoria de IST/Aids de São Paulo
Estação Prevenção Jorge Beloqui | Foto: Coordenadoria de IST/Aids de São Paulo

Agência Aids
07/06/2023

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugurou na manhã desta quarta-feira (7), a nova unidade de prevenção ao HIV, Estação Prevenção – Jorge Beloqui.

A Estação Prevenção – Jorge Beloqui é uma iniciativa inédita no campo da saúde pública, realizada em parceria com o Metrô, parceria essa já exitosa na ampliação da disponibilização de preservativos na cidade. A Unidade estará instalada na estação República, na parte interna, após a passagem pelas catracas de acesso.

O objetivo do novo serviço é facilitar o acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS) e às estratégias gratuitas de prevenção ao HIV em horários alternativos ao período comercial. A unidade funcionará de terça a sábado, das 17h às 23h.

Inauguração da Estação Prevenção Jorge Beloqui - Metrô República
Sandra Sabino (esq.), Jair Brandão, Maria Clara Gianna, Cristina Abbate, Luiz Carlos Zamarco, Patrícia Perez, Regina Pedrosa, Eduardo Barbosa e Marcos Blumenfeld | Foto: Coordenadoria de IST/Aids de São Paulo

Com uma estrutura diferenciada, a unidade conta com quatro consultórios, recepção e locais para testagem rápida do HIV, para início das profilaxias pré ou pós- exposição ao vírus (PrEP ou PEP, respectivamente). Há também a entrega da primeira terapia antirretroviral aos usuários que testarem positivo para HIV. Nesses casos, o atendimento médico será realizado por teleconsulta, pela qual as pessoas receberão as orientações para realização dos exames recomendados pelos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), além de encaminhamento a um dos serviços da Rede Municipal Especializada em IST/Aids (RME) para seguimento ambulatorial.

Representando o Prefeito Ricardo Nunes, o Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, Luiz Carlos Zamarco, esteve na inauguração. “A cidade é pioneira na luta contra aids e traz ideias inteligentes para tratar à população e dar uma resposta a essa condição de saúde. Ainda temos muito trabalho, somos mais de 12,5 milhões de habitantes, a rede está sendo estruturada. Nós trabalhamos para a sociedade civil. Hoje é um dia de grande alegria, esse equipamento é pioneiro.”

Inauguração da Estação Prevenção Jorge Beloqui - Metrô República
Maria Clara Gianna (esq.), Teresinha Martins e Cristina Abbate | Foto: Coordenadoria de IST/Aids de São Paulo

“A inauguração da unidade Estação Prevenção – Jorge Beloqui é mais uma iniciativa da Coordenadoria de IST/Aids, da Secretaria Municipal de Saúde, para a expansão do acesso às medidas de prevenção ao HIV, que vem se mostrando eficaz para redução de novos casos na cidade, além de outras medidas implantadas na área de assistência”, celebra Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids da capital. “Essa nova parceria com o Metrô facilitará que as pessoas conheçam e acessem os serviços de forma prática, durante o percurso para o trabalho, para casa ou para o lazer. É uma unidade que oferta prevenção ao HIV de forma rápida, resolutiva e em horários alternativos.”

Além de todos os serviços já citados, estarão disponíveis na unidade insumos de prevenção gratuitos: camisinhas externas e internas, gel lubrificante e kits de autoteste para HIV (que permitem que as pessoas façam o teste em casa).

Inauguração da Estação Prevenção Jorge Beloqui - Metrô República
Eduardo Barbosa (esq.), Cristina Abbate, Luiz Carlos Zamarco, Regina Pedrosa e Teresinha Martins | Foto: Coordenadoria de IST/Aids de São Paulo

A Secretária-Executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde (Seabevs), Sandra Sabino, disse no evento que o prefeito e secretário não medem esforços para implantar unidades de saúde na capital. “Acabamos de incorporar 77 novos infectologistas na rede, eles vão nos ajudar a qualificar o atendimento dos nossos usuários.”

“Este espaço é precioso e importante para a luta contra aids em São Paulo, vai atender as pessoas em horário alternativo. É uma emoção ver o nome do Jorge Beloqui eternizado aqui. Ele lutou muito pela diversidade e os direitos das pessoas vivendo com HIV/aids”, disse Teresinha Martins, representante do movimento aids e diretora do GIV (Grupo de Incentivo à Vida).

O gerente de operações na Metrô de São Paulo, Antônio Márcio Silva, disse que serviços como este vai de encontro à missão do metrô. “Nossa ação aqui não é só transportar pessoas, mas cuidar de todos. Que iniciativas como essa venham para mais estações.”

Estação Prevenção – Jorge Beloqui

Dias e horários de funcionamento: terça-feira à sábado, das 17h às 23h.

Onde: Estação República da linha vermelha do Metrô

O que: Unidade de prevenção ao HIV que oferece acesso gratuito e rápido às profilaxias pré e pós-exposição para HIV (PrEP e PEP, respectivamente), atendimento e acolhimento aos usuários, orientações e encaminhamentos aos serviços da RME- IST/Aids, distribuição de kits de autotestes para HIV, camisinhas (externas e internas) e gel lubrificante.