Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids email mopaids@gmail.com

Nossa homenagem e adeus ao ativista Jorge Eduardo Reyes Rodriguez

Aplausos a seu transformador, bonito e forte legado!

Jorge Eduardo Reyes Rodriguez | Foto: Instituto Vida Nova
Jorge Eduardo Reyes Rodriguez | Foto: Instituto Vida Nova

Agência Aids
26/05/2023

Quando você abre a página do Instituto Vida Nova encontra um texto assinado por Jorge Eduardo Reyes Rodriguez apresentando o trabalho e uma frase que norteou sua trajetória na vida: “ Não basta se indignar, é preciso fazer alguma coisa”.

Assim, sempre transformando com sua indignação, Jorge Eduardo Reyes Rodrigues nasceu no Chile, foi militar da Força Aérea Chilena, constituiu família, foi pai. Veio para o Brasil. Aqui encontrou o parceiro Américo Nunes com quem casou e construiu um importante trabalho na Zona Leste de São Paulo: fundaram há 23 anos o Instituto Vida Nova, que promove cidadania, acolhimento e integração social de pessoas vivendo com HIV/aids.

Jorge ficou conhecido por seu jeito carinhoso de acolher as pessoas vivendo com HIV/aids. Ao longo de sua trajetória sempre foi um entusiasta dos grupos de acolhimento. Nunca foi a favor do assistencialismo. O sonho dele era que todas as pessoas vivendo com HIV fossem protagonistas de suas próprias histórias.

Jorge sempre se dedicou ao trabalho de base, era considerado o coração da ONG. Conhecia a história de cada paciente que passava pelo Instituto Vida Nova. Muitas vezes assumia o papel de paizão de todos. Quando tinha alguém precisando de conselhos ou de um abraço, o Jorge estava lá…

Em São Miguel Paulista sede da ONG, todos o conheciam. Quando o Vida Nova organizava uma passeata, lá ia o Jorge pedir apoio aos comerciantes da região. Ele se identificava mais com os bastidores da luta, mas não saía também da linha de frente.

Neste momento esta Agência faz coro ao movimento de luta contra Aids no Brasil e lamenta profundamente a perda de Jorge Eduardo Reyes Rodriguez deseja conforto à família e aos amigos e aplaude seu bonito, transformador, lúdico e forte legado.