Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids email mopaids@gmail.com

Nota em Defesa da Democracia

As invasões ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal desprezam o povo brasileiro na soberania de sua escolha democrática.

Nota em Defesa da Democracia | Foto: Marlon Marinho/Pexels
Nota em Defesa da Democracia | Foto: Marlon Marinho/Pexels

MOPAIDS
31/01/2023

Aprovada em reunião do coletivo em 18/01/2023

 

O Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids (Mopaids), coletivo que reúne ativistas independentes, ONGs e pessoas que atuam a favor dos direitos humanos, manifesta seu total repúdio aos atos antidemocráticos ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília. As ações criminosas e com ataques às sedes dos Três Poderes, resultaram em destruição ao patrimônio público e cultural e desrespeito à Constituição Brasileira.

Estamos neste momento indignados e preocupados com a estabilidade institucional do país. O fascismo não deve ser tolerado e todos os envolvidos, bem como seus mandantes e financiadores, precisam ser responsabilizados pelos atos terroristas.

É importante destacar que o caráter violento dos atos praticados foge ao que a lei estabelece como manifestação pacífica. A invasão ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal despreza o povo brasileiro na soberania de sua escolha democrática.

Não existe saúde sem democracia, e nós enquanto movimento social, lutamos todos os dias em defesa da vida, do SUS e a favor dos direitos humanos. Nossa luta diária é também em defesa das populações em situação de vulnerabilidade social e pessoas vivendo com HIV e aids.

Acreditamos nos princípios que dizem que o direito à vida é o bem mais relevante da pessoa humana; O Sistema Único de Saúde é o instrumento essencial para preservar vidas, garantindo, com equidade, acesso universal e integral à saúde; A solidariedade, em especial para com os grupos mais vulneráveis da população, é um princípio primordial para uma sociedade mais justa, sustentável e fraterna.

Portanto, a democracia e o respeito à Constituição são fundamentais para assegurar os direitos individuais e sociais.

Reiteramos a defesa ao Estado Democrático de Direito.

Movimento Paulistano de Luta Contra Aids