Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids email mopaids@gmail.com
Instituto Vida Nova
Organização integrante do MOPAIDS
Instituto Vida Nova | Organização integrante do MOPAIDS
Instituto Vida Nova, organização da sociedade civil que integra o MOPAIDS

Apresentação

O Instituto Vida Nova Integração Social Educação e Cidadania (IVN) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), de natureza filantrópica, sem fins lucrativos, com experiência desde 2000 em prevenção e assistência às populações em situação de maior vulnerabilidade para Infecções Sexualmente Transmissíveis IST, HIV/AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose.

Tem por missão apoiar e promover assistência de promoção e atenção à saúde para a pessoas que vivem com HIV/AIDS; promove ações de prevenção as IST/HIV/HV e Tuberculose, com vistas a promoção da saúde sexual e reprodutiva.

Atualmente, 926 pessoas vivendo com HIV/AIDS estão cadastradas na instituição; em sua trajetória de atuação o IVN possui técnicos com ampla experiência em assistência às PVHA, prevenção às infecções sexualmente transmissíveis – IST, em controle social e advocacy. É reconhecida pelas organizações governamentais, outras organizações da sociedade civil – OSC’s e movimentos sociais, nacional e internacional, como agente político promotor do controle social das políticas públicas relacionadas a saúde e direitos humanos.

Atuação

O IVN possui 14 premiações de reconhecimento pelo trabalho o mais recente foi em novembro de 2022 conferido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na segunda edição de 2022 do Selo Paulista da Diversidade; esse reconhecimento tem incentivado ainda mais para promover um trabalho social diferenciado com inovações de grande relevância para a população periférica com maio grau de vulnerabilidade.

Possui expertise e articulação com diversas parceiras, tais como, a Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde, Coordenadoria de IST/Aids da Cidade de São Paulo, Coordenação Estadual de IST/Aids. Atuou no Grupo de Trabalho do UNAIDS representando a sociedade civil organizada, recentemente esteve responsável pelo MOPAIDS - Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids e atuou na presidência do Fórum das ONG/Aids do Estado de São Paulo. Tem sido referência para os Programas e Coordenadoria de IST/Aids para promoção de intercâmbios com instituições não governamentais e governamentais de outros países.

Nessa trajetória cabe salientar as parcerias com o setor privado para captação de recursos financeiros por meio de termo de cooperação, grands, telemarketing e doações espontâneas da comunidade e nota fiscal paulista.

É premissa da instituição selecionar, formar e capacitar seus profissionais, técnicos e assistentes administrativos com vistas para melhoria da qualidade do trabalho institucional, bem como promover o desenvolvimento profissional e humano com foco nas ações desenvolvidas pelos projetos e missão institucional.

Como formação continuada a equipe tem abertura para participação em oficinas, seminários e congressos do qual entendemos que são instâncias de formação e troca de saberes, potencializando melhores resultados nas suas áreas de atuação. Em seu quadro administrativo possui técnicos com expertise em execução e prestação de contas de projetos sociais e de eventos, bem como em toda rotina administrativa do terceiro setor.

Principais Projetos

Em seus 23 anos de atividades vem atuando na expertise com 14 projetos executados em ações de assistência as PVHA e a população de pessoas Trans/Travestis; Prevenção das ISTs/HIV, Tuberculose, Direitos Humanos, Controle Social, Cursos de Informática, Manicure, Maquiagem, Barbearia, Empreendedorismo e atividades Socioculturais.

Projeto AssisPreve III - Assistência e Prevenção

Tem por objetivo ampliar e fortalecer ações de assistência e prevenção secundária às pessoas infectadas pelo vírus HIV/aids e prevenção secundária da região leste no município de São Paulo - MSP, bem como ampliar o acesso as informações sobre novas formas de prevenção às IST’s Infecções Sexualmente Transmissíveis. Apoio Coordenadoria de IST/Aids da Cidade de São Paulo - 2015-2024

Projeto Educação em Saúde - Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissível e do HIV na perspectiva da prevenção combinada com ênfase na divulgação da PEP e PREP

Pactuar com gestores em saúde e locais de entretenimento adulto, comunidade de jovens para a oferta de insumos de prevenção (preservativo interno e externo, gel lubrificante e autoteste para HIV, material educativo sobre I=I, ISTs, PEP e PrEP e acesso aos serviços de IST-HIV/Aids no Munícipio de Guarulhos, também será produzido cartaz sobre a ação. Apoio Coordenação Estadual de IST/Aids - Apoio - 2021- DEZ/2023

Projeto Agora Você Está Pronto

Visa estabelecer parcerias e fortalecer ações comunitárias para disponibilização de preservativos masculinos e femininos e outros insumos de prevenção, materiais de informação sobre HIV/Aids e outras IST na cidade de São Paulo.

Objetivo específico: Ampliar o acesso aos insumos de prevenção e materiais informativos sobre HIV/Aids e outras IST. Apoio – Coordenadoria Municipal de IST/Aids da Cida de São Paulo - 2006 – Em vigência continua.

Projeto Close Certo

Visa executar ações de promoção, prevenção em saúde e cidadania para população de mulheres transexuais, travestis residentes nos municípios de São Paulo, Guarulhos, Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos do Estados de São Paulo, visando o acesso aos serviços de saúde, proteção e cidadania. Tem por objetivos específicos: Ações de promoção em saúde; Ações socioeducativa e fortalecimento de vínculos; Ações em direitos humanos e controle social; Apoio domiciliar e psicológico. Apoio DCCI / Unesco – 2021

Projeto Vida Nova Com Você

É um canal de produção de conteúdo na plataforma do youtube para disseminar informações sobre assistência às pessoas infectadas pelo vírus HIV/aids, Prevenção às IST Infecções Sexualmente Transmissíveis, Advocacy, Ativismo, Saúde e Cidadania.

A Drag Queen Luciana Marinatti com irreverência e colorido e Américo Nunes recebem convidados (as), para falar sobre assuntos importantes de forma descontraída.

Aqui você poderá assistir em qualquer horário (de manhã, de tarde ou de noite). Inscreva-se no canal você poderá ser sorteado (a) e receber um dos nossos produtos (camiseta, caneca personalizada ou boné).

Acesse o canal: https://www.youtube.com/channel/UC9NYPXebV0iELqzodmyuClw?view_as=subscriber

Projeto Jovem Gay + PVHA Vida Nova

Tem por objetivo a construção de espaços para fomentar e discutir entre jovens gays informações sobre a Prevenção Combina do HIV, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais e cuidados preventivos a Covid-19, bem como e prestar suporte psicossocial para pessoas com HIV/Aids, visando minimizar os danos causados pelas pandemias nas periferias e regiões metropolitana da cidade de São Paulo.

Objetivos específicos: 1 – Promover rodas de conversas domiciliares sobre Prevenção Combinada do HIV-ISTs e cuidados e prevenção da Covid-19 junto à população de jovens gays em situação de vulnerabilidade, bem como disseminar as lições aprendidas, com vistas a minimizar a epidemia da Aids e promover o acesso aos serviços de saúde na cidade de São Paulo. 2 - Saúde mental - Promover cuidado psicossocial em tempos de pandemias (Covid-19 e Aids) como um instrumento potente de cuidado as pessoas com HIV/Aids. Apoio Fundo Positivo – 2021

Projeto Roda vHIVa para Eliminação da Tuberculose

Tem por finalidade disseminar informações e ações de assistência e prevenção para pessoas vivendo com HIV/aids visando minimizar a coinfecção TB/HIV em usuários assistidos por ONGs/aids dos municípios Guarujá, Sorocaba, Presidente Prudente, Araraquara e Guarulhos; bem como o fortalecimento das ações conjuntas para eliminação da tuberculose entre ONGs e outras pastas de governo.

Contatos