Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids email mopaids@gmail.com
Pela Vidda-SP
Organização integrante do MOPAIDS
Pela Vidda-SP | Organização integrante do MOPAIDS
Pela Vidda-SP, organização da sociedade civil que integra o MOPAIDS

Apresentação

O Grupo Pela Valorização, Integração e Dignidade do Doente de Aids de São Paulo “Pela Vidda-SP”, também designado pela sigla GPV/SP, originalmente constituído em 18 de junho de 1991, é de pessoa jurídica de direito privado, sob a forma associativa, sem fins econômicos, e duração por tempo indeterminado, com sede em São Paulo, Capital, situada à Rua General Jardim, 566 – Vila Buarque, CEP: 01223-010, CNPJ: 67.836.288/0001-00.

O Grupo Pela Vidda-SP, nasceu no Rio de Janeiro em maio de 1989 como uma resposta comunitária de enfrentamento à epidemia de Aids. Três meses depois nascia o Grupo Pela Vidda-SP, com os mesmos propósitos e atua como uma organização não governamental sem fins lucrativos formada por pessoas vivendo com HIV/Aids, seus amigos, parentes, familiares e interessados, reúne pessoas independentemente da sorologia para o HIV, sexo, orientação político-partidária, sexual ou religiosa e se sustenta por meio de financiamento de projetos com o poder público, organizações privadas nacionais e internacionais, de doações e do trabalho voluntário não remunerado.

Assim, tendo como uma de suas principais bases a não discriminação, o Pela Vidda-SP ao fazer jus à sigla que representa, vem proporcionando a integração e a valorização da vida de pessoas vivendo com HIV/Aids, Profissionais do Sexo e LGBTQIAP+, bem como a promoção de sua cidadania, além de buscara participação de todos no enfrentamento da epidemia e a redução do estigma que afeta de forma ainda mais incisiva esta população, seja pela sorologia, identidade de gênero ou orientação sexual.

Atuação

Missão: Promover a dignidade e vida saudável para pessoas vivendo com HIV/Aids, Profissionais do Sexo e LGBTQIA+.

Objetivos:

  1. Promover a integração, a não discriminação, e a cidadania das pessoas vivendo com HIV/Aids e o envolvimento de toda a comunidade no enfrentamento da epidemia de AIDS e suas comorbidades;
  2. Promover a não violações de direitos, mitigação das vulnerabilidades, exclusão social, estigmas, preconceitos e discriminações da população LGBTQIA+ e profissionais do sexo.

Desde a sua fundação, o Grupo Pela Vidda/SP vem desenvolvendo atividades de prevenção, por meio de rodas de conversa, disseminação de conhecimento, com a produção de materiais informativos específicos para os públicos-alvo da organização (Pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA), seus familiares e amigos; LGBTQIAP+ e profissionais do sexo), atividades culturais relacionadas à temática LGBT e HIV/Aids, atendimento jurídico e sócio assistencial para a população com acrescidas vulnerabilidades, além de ações de incidência política, como a participação em redes, grupos de trabalho e fóruns do poder público e da sociedade civil organizada.

Com isso, o Grupo Pela Vidda/SP moldou suas atividades na lógica da escuta especializada às populações mais vulneráveis à epidemia, possibilitando aprendermos ao longo dos trabalhos, que as intervenções devem também ser integradas as outras demandas do público-alvo, principalmente àqueles que tem seus direitos básicos violados, como o respeito a identidade de gênero e orientação sexual, a moradia, saúde, educação e assistência.

A organização se mante por meio de financiamento de projetos, de doações e do trabalho voluntário não remunerado.

Principais Projetos

Centro de Referência e Defesa da Diversidade – Brunna Valin

Consiste em um equipamento público para acolhimento especializado, encaminhamentos de saúde, emprego, orientações jurídicas, geração e renda, entre outros, para a população LGBTQIAP+ e outras mais vulneráveis à epidemia do HIV/Aids. Atualmente, é referência na cidade de São Paulo, integrando a rede de Direitos Humanos, onde realiza em média 550 atendimentos individuais e 3.300 outros atendimentos ao mês. Com uma equipe técnica de orientadores/as sócio educativos/as, assistentes sociais, psicólogos/as, pedagoga e profissionais do direito, promovendo debates, encontros temáticos, oficinas, cursos profissionalizantes, visitas em campo e diversas outras atividades, objetivando uma qualidade de vida melhor a todos os usuários do serviço e sua emancipação cidadã para o pleno exercício da cidadania. Também gerencia o programa TRANSCIDADANIA com a oferta de 120 bolsas. Em convêniamento com a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) desde 2008 na sua administração.

Chá Posithivo

Uma roda de conversa semanal para PVHA, amigos e familiares e convidados. Atividade existente desde a fundação do Grupo.

Cadernos Pela Vidda

Uuma Publicação que traz notícias sobre os avanços no combate a aids e na defesa das PVHA.

Cinema Mostra a Aids

Uma mostra itinerante, que leva através de filmes catalogados a discussão dos vários aspectos da Aids para universidades, serviços, públicos e espaços sociais e de cultura.

Viaje Bem Com Camisinha

Intervenção de carnaval nos principais terminais rodoviários de São Paulo levando a prevenção combinada à população em geral.

Direito e cidadania

Aconselhamento e acompanhamento para casos de discriminação, preconceito, acesso a medicações, aposentadorias, dentre outros para PVHA.

Psicologia Voluntaria

Em parceria com instituições de ensino e voluntários oferecemos atendimentos individuais para LGBTQIAP+, Profissionais do Sexo e PVHA.

Contatos